Spinner Carregando...

notícias

12/04/2021

Currículo em formato de vídeo: como fazer?

A pandemia da Covid-19 pegou o mundo de surpresa. Ainda que exista uma vacina, recomenda-se o distanciamento social, levando muitas empresas a adotarem o trabalho a distância. Assim, muitas entrevistas de emprego têm sido feitas em videoconferências e até os currículos tiveram que ser adaptados para esse novo normal.

É válido dizer que o currículo em vídeo não substitui as demais fases dos processos seletivos, como entrevistas online ou as dinâmicas de grupo, mas atua como ferramenta importante também para a escolha de quem será chamado para a etapa presencial. É um recurso excelente para o profissional se destacar entre os demais candidatos. Mas como fazer um?

É importante, antes de tudo, que você faça um roteiro separando os pontos que vai falar. Estruturar um roteiro ajuda muito o candidato a apresentar as informações sobre sua trajetória profissional de maneira estratégica, eficaz e objetiva, estimulando o recrutador a querer saber mais sobre ele, ler o seu currículo impresso e chamá-lo para uma entrevista presencial. Também é importante saber onde o vídeo será gravado e a roupa que se deve vestir. Isso deve ser decidido levando em consideração o perfil da empresa que irá receber o vídeo.

É recomendado, ainda, que o vídeo tenha em média dois minutos de duração, por meio de uma apresentação com informações claras e diretas. É fundamental mostrar naturalidade, simpatia, confiança e, principalmente, evitar erros de português, gírias e vícios de linguagem.

Transmita suas informações com clareza, leveza e segurança, destacando seus pontos fortes e relevantes da carreira. Textos decorados não são recomendados, pois podem parecer artificiais. No final do vídeo, você pode concluir agradecendo a oportunidade e reforçar seu entusiasmo com a vaga.