Spinner Carregando...

notícias

09/10/2014

ECONOMIA: Planilhas para organizar seu orçamento

  • A BM&F Bovespa é uma planilha clássica e detalhista muito bem recebida pelo público./ Foto: Reprodução
  • Dinheirama é uma das ferramentas online mais modernas para construção de planilhas. Foto: Divulgação
  • A IDEC é um dos mais tradicionais programas para organizar gastos. / Foto: Internet
  • FUJA das dívidas e se organize com planilhas para diminuir o risco de sair perdendo na queda de braço do mercado. Foto: Reprodução

Com os dados do fundo monetário internacional (FMI) sobre a inflação alta e o baixo crescimento da economia, os investimentos no país não parecem animador e as chances de começar 2015 endividado aumentam na mesma proporção. Para não terminar 2014 com saldo negativo é importante tomar algumas medidas para evitar futuras decepções no mercado financeiro. E, a primeira medida constatada por 3 em cada 4 economistas é o planejamento. Por isso, não deixe pra depois que a conta ficar no vermelho, se programe e siga as dicas de planilhas.

A Planilha do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) pode ser indicada para quem nunca fez um orçamento pessoal antes. Ela traz instruções de uso e definições de termos como: receita líquida, despesas fixas e variáveis. Também inclui a aba “previsões”, que permite observar se você não está gastando mais do que previu.

Outra planilha interessantíssima é a da BM&FBovespa que reúne em uma única aba do Excel o orçamento de todos os meses do ano. Além das despesas e receitas. O Documento possui um quadro de anotações para investimentos, que se divide entre: Ações, Tesouro Direto, Renda fixa, Previdência privada e Outros.

Se você opta por uma ferramenta online com gráficos mais detalhistas e maior arrojamento, o Dinheirama é ideal para os esquecidos e para quem quer praticidade. Ela permite que você faça o upload dos seus extratos bancários e importa automaticamente todas as informações neles contidas, criando relatórios e gráficos sem que você precise se preocupar em qual lugar se deve lançar cada transação.

Essas são algumas alternativas para você controlar seus gastos de maneira organizada e passar um ano novo bem mais tranquilo e, claro com as contas em dia e um saldo reserva para os próximos investimentos.