Spinner Carregando...

notícias

10/01/2017

Geração de energia solar diminui despesas

Utilizar a luz natural do Sol para gerar eletricidade é uma prática sustentável e ainda traz redução na conta de energia. Em uma das duas torres do Rio Ave Corporate Center, complexo empresarial na Ilha do Leite erguido pela construtora Rio Ave, a economia nas despesas chegou a R$ 19 mil, ano passado. Isso graças à instalação de 84 placas fotovoltaicas, no teto do empresarial Isaac Newton, para gerar energia limpa e abastecer áreas comuns como recepção, hall dos andares e estacionamento.

Só para se ter ideia, ano passado, a geração de energia em uma das torres atingiu 37 mil kWh. Fazendo as contas, esse total anual equivale a uma média mensal de 3 mil kWh, o que daria para abastecer 46 casas populares.

De acordo com o administrador do complexo, Valdeir Bezerra, que monitora periodicamente esses desempenho via aplicativo de celular, garante que a adoção dessa tecnologia vale a pena. “Contribuímos com o meio ambiente e ainda economizamos no final do mês”, afirma. Segundo ele, esse resultado é uma soma de esforços, que envolve também a substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas LED, instalação de sensores de presença e todo um redesenhamento de utilização da energia, em horário em que a tarifa da concessionária é mais barata. Só essas medidas contribuíram com economia mensal nas contas de energia elétrica em torno de R$ 1.600.