Spinner Carregando...

notícias

11/11/2014

HISTÓRIA: Rio Ave Corporate Center, Uma ideia modernista pós-império

  • Na Foto, Vista aérea do Complexo Empresarial Rio Ave Corporate Center na Ilha do Leite./ Imagem: Divulgação

O Complexo Rio Ave Corporate Center que conhecemos hoje foi consequência de um povoamento ocorrido na primeira metade do século XIX. A Atual ilha do leite - que ganhou esse nome por abrigar muitos fornecedores de leite até a segunda metade do século XIX - começou a se destacar por outra especialidade, a de pólo médico, grande parte deste título devido ao hospital construído pelo imperador Dom Pedro II, batizado com o mesmo nome.

Depois da construção deste importante hospital, hoje anexado ao Instituto de Medicina integral Professor Fernando Figueira, o IMIP, surgiu o hospital-escola da faculdade de medicina da UFPE. Fato que fez com que a ilha do leite se tornasse de vez uma referência médica no estado. Nesse período, o Brasil ainda estava sob a liderança do imperador Dom Pedro II que após o dia 15 de novembro viria seu império ruir com o golpe de militares e elites oligárquicas insatisfeitas com a centralização do seu governo.

O Acontecimento intitulado como proclamação da república não só marcou a política brasileira, mas também trouxe reformas estruturais nos empreendimentos do Brasil, como a criação de consultórios. A Intenção dos militares no final do século XIX em modernizar o país, se consolidou 110 anos depois quando foi construído o primeiro empresarial do Rio Ave Corporate Center, o Albert Einstein, que além de consolidar a ilha - vizinha dos bairros: Boa Vista, Coelhos e Paissandu - como importante centro médico, inovou nas infraestruturas clínicas da região.