Spinner Carregando...

notícias

24/12/2014

NUTRIÇÃO: Como conservar os alimentos e a saúde nesta ceia de Natal?

  • Na Foto, Ceia de Natal tradicional / Imagem: Divulgação

Neste Período que antecede o Natal, as pessoas já fazem as contas e se preparam para a ceia natalina ou até mesmo para confraternizações ao longo do mês de Dezembro. Mas, antes de ingerir qualquer cardápio sugerido nestas festas, é melhor pensar no pós-evento, já que geralmente as comemorações regadas a muitas guloseimas e quitutes podem deixar um saldo negativo na saúde, se não forem bem higienizadas.

O Complexo do Rio Ave Corporate Center, como sempre preocupado com o bem-estar e a segurança de seus condôminos e parceiros, salienta embasado em nutricionistas, a importância de se conservar bem os alimentos antes e depois da ingestão deles, principalmente neste período do ano. O Nutricionista Lincoln Emídio da Silva, sugere que haja um cuidado especial na hora de guardar essas comidas e na hora de consumir frutas sem lavar as mãos: “As pessoas muitas vezes não lavam as mãos antes de pegar as frutas como melancia, uvas, decidem trocar e com isso podem haver a contaminação” , diz o nutricionista.

Outro cuidado para evitar contaminações alimentares é no armazenamento das sobras da ceia de Natal, e para isso, a nutricionista Maria José Pupin Jafelice aconselha que as comidas sejam guardadas em recipientes de vidro, para facilitar a limpeza. Além disso, Maria dá dicas para a conservação de condimentos como o Peru, que deve ser separado da farofa do recheio em pequenas porções para que todas as partes possam ser refrigeradas na geladeira. O alumínio muito usado nesse tipo de armazenamento não pode ter contato direto com o alimento porque possui cobre e pode passar isso para a comida, conclui Jafelice.

Por isso, nesta ceia natalina não se esqueça dos cuidados na hora de conservação dos alimentos - como por exemplo o Peru que pode ficar até 3 dias separado em vasilhas de vidro - e no consumo das frutas que por sua vez devem ser higienizadas, assim como as mãos também. Essa e outras dicas são um oferecimento da Acta Administradora e do Complexo do Rio Ave Corporate Center por uma vida melhor dos seus parceiros e condôminos.

Fonte: G1