Spinner Carregando...

notícias

28/01/2016

Saúde: Água com limão

Os benefícios de beber água com limão diariamente

A água com limão é benéfica a qualquer hora do dia. Se a tomarmos em jejum iremos eliminar toxinas, regular nosso metabolismo e evitar a ação negativa dos radicais livres.

Para o ser humano a água é indispensável. Se ficarmos sem beber água durante cinco ou seis dias nossa vida correrá sério risco. O corpo humano tem por volta de 75% de água quando nascemos e aproximadamente 60% quando nos tornamos adultos. Médicos recomendam tomar ao menos dois litros de água diariamente. Essa quantidade engloba o consumo de sucos, frutas e todos os alimentos que contenham água. A ingestão da água é vital para a saúde, essencial para o correto funcionamento de todo organismo.

Água com limão para o organismo

O limão é um cítrico que ocupa o primeiro lugar na lista das frutas preventivas, pois graças a seu alto conteúdo vitamínico e curativo, transforma-se em um grande eliminador de bactérias e toxinas. Possui uma alta quantidade de vitamina C, que potencializa as defesas do organismo, ajudando a evitar enfermidades, inclusive colabora também com cicatrização de qualquer tipo de ferida.

Um potente limpador do organismo, torna a boca mais saudável e possui ação desintoxicante, além de ser rico em minerais como potássio, magnésio, cálcio e fosforo. O potássio, por exemplo, é essencial para a vida e apresenta altos benefícios para o tratamento da hipertensão arterial. É definido como altamente medicinal, já que atua de forma curativa em mais de 150 enfermidades.

As toxinas são encontradas em qualquer parte do organismo (sangue, órgãos e tecidos) e quando ingerimos limão, ele atua diretamente onde as toxinas se encontram, combatendo e ajudando a expulsá-las. Em casos de intoxicação gastrointestinal, ou quando temos a digestão lenta e problemas com o fígado e vesícula, o limão intervém ajudando a normalizar as funções que estão alteradas.

A água com limão é um grande aliado para a limpeza do sistema imunológico. O doutor David Jockers discorre com muita propriedade quando nos afirma que: ” A água misturada com limão contém ácido cítrico, que ajuda a limpar e prevenir os depósitos de cálcio que se acumulam nas artérias. Quando estes depósitos se acumulam podem provocar uma enfermidade cardiovascular”

Além disso, é importante saber que quando tomamos água com limão e não a limonada, economizamos ganhar algumas calorias, pois não é necessário o uso do açúcar ou qualquer tipo de adoçante para deixá-lo com melhor sabor.

Benefícios da água com limão

• Ajuda na digestão e remove as toxinas do aparelho digestivo.

• Em casos de sentir náuseas, acidez ou indigestão, a água com limão ajuda a neutralizar esses sintomas.

• Ajuda o sistema imunológico a se tornar mais forte, graças à contribuição da vitamina C.

• Contém ácido ascórbico, composto por propriedades anti-inflamatórias.

• O suco do limão é um remédio eficaz na obesidade, mas antes de começar uma dieta exclusiva, o paciente deve beber muita água.

• Equilibra o pH, por ser um dos alimentos mais alcalinos. O limão ao ser ingerido, e metabolizado pelo organismo se torna alcalino.

• Ajuda a reduzir a ingestão de café, já que normalmente ao beber um copo de água com limão a vontade de tomar café é eliminada.

• Ajuda para refrescar o hálito e aliviar as dores de dentes e gengivites.

• A água com limão ingerida com as refeições reduz o índice de glicose no sangue, o que ajuda o corpo a diminuir a sensação de fome e o mantém saciado por muito mais tempo, contribuindo para a perda de peso.

Alerta: Para que os dentes não sofram muito e fiquem sensíveis (o limão ainda é ácido e corrói tudo, nem tudo são flores) pode beber a água com limão com canudinho ou bochechar com água normal depois.

A sugestão para a ingestão é meio limão para 200ml de água. A temperatura ainda não chegou a consenso, alguns dizem que é melhor morna, outros que é melhor gelada mesmo. Fica a seu critério.