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08/10/2014

SAÚDE: Alimentos do bem para o dia a dia

  • RESPIRE! E INSPIRE em quatro tempos para uma melhor qualidade de vida. Foto: Reprodução / Internet
  • ALIMENTE-SE com gordura do bem, regada a legumes com azeite de oliva, ajuda a dar mais ENERGIA de forma saudável. Foto: Internet

Por César Mello

Não é fácil se alimentar bem hoje em dia. O Famoso Corre-corre muitas vezes é o vilão da qualidade de vida e faz com que se perca muitos nutrientes para um corpo mais saudável. Itens como: Refrigerantes, sal, cafeína e massas são péssimos companheiros na hora da refeição. Além de produzirem: gordura nas artérias, gastrites e pressão alta, esses componentes são prejudiciais para circulação sanguínea.

Para evitar: infartos, diabetes (açúcar no sangue) e até desnutrição, é importantíssimo consumir condimentos ricos em alcalinidade, como: frutas, vegetais, sementes e castanhas. Outra forma de manter com saúde é evitar em excesso os não-alcalinos, como alimentos processados: carne vermelha, leite e derivados que aumentam a acidez corporal e dão muito trabalho para seus rins.

Os Orientais e sua culinária também ajudam muito nesse processo, já que o alimento cru é de excelente digestão e o intestino agradece. Essas e outras dicas valem muito à pena se você quiser manter o seu corpo saudável, o que fará com que você faça alguns sacrifícios, como o churrasco todo final de semana que, se evitado, pode aumentar sua expectativa de vida.

E, no intervalo de tudo isso, respire! Como sugere o especialista em Medicina Preventiva e Longevidade, o Dr Fábio Cardoso: Ao acordar, inspire e expire lentamente por três minutos, expirando em quatro tempos e inspirando em quatro tempos. Isso acorda sua mente e seu corpo, explica o médico.

Por mais que as opções apresentadas pareçam difíceis de serem cumpridas à risca e a academia prometa fazer milagre, não esqueça! Educação alimentar ainda é o caminho da boa nutrição. Balanceie o que come e faça um prato equilibrado (com verdura e legumes também) na hora do Self service, se seguir essas dicas, já é um bom começo, mesmo no corre-corre.