Spinner Carregando...

notícias

07/10/2014

Torres do Rio Ave Corporate Center aderem ao Outubro Rosa

O complexo de torres do Rio Ave Corporate Center - Alfred Nobel, Thomas Edison; Albert Einsten , Isaac Newton e Graham Bell - em ação conjunta com a ACTA- Administração Especializada, aderiram à campanha mundial #OutubroRosa, que visa chamar à atenção sobre a prevenção do câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, no início da noite, todas as fachadas do complexos vão ficar na cor rosa, em referência ao movimento.

O câncer de mama, é uma doença que ocorre devido à perda da capacidade das células de limitar e controlar seu próprio crescimento, multiplicando-se rapidamente. Mesmo sendo um tumor maligno, ele pode se apresentar sob diversas formas, sendo mais agressivo ou não. Geralmente, o câncer de mama ocorre mais entre mulheres, o que não quer dizer que os homens não possam ser diagnosticados com a doença.

Apesar da intensa campanha de prevenção, o diagnóstico ainda termina sendo feito tardiamente, quando o tumor está em estágio muito avançado. Por isso, a importância de realizar todo ano os exames preventivos, como a mamografia e fazer o auto exame da mama, para aumentar as chances de cura. Se resultado dos exames for positivo, e o tumor estiver no primeiro estágio (ou seja, se o seu tamanho for pequeno), as chances de cura são de 95% - segundo informa a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama.

O Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva, alerta que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e as mulheres correspondem a 22% dos novos casos a cada ano. No brasil, a taxa de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas.

Estimativa de novos casos: 57.120 (2014 – INCA)

Número de mortes: 13.345, sendo 120 homens e 13.225 mulheres (2011 – SIM)

Os sintomas mais comuns da doença são:

• Inchaço em parte do seio;

• Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;

• Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);

• Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;

• Saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;

• Caroço nas axilas

Só quem pode diagnosticar o câncer de mama é o médico, após realizar vários exames. Por isso, é indispensável a procura de um profissional especializado na área.