O feedback é uma etapa muito importante na relação de qualquer profissional com a empresa, e o jeito certo de agir, tanto para quem dar o feedback, como para quem o recebe, não fica atrás. É através dele que a forma de trabalho é avaliada, os métodos certificados e a qualidade do serviço comprovada. Para o chefe, é um meio de dar conselhos e ajudar; e para o funcionário, é essencial para aperfeiçoar o papel ativo na empresa, desenvolvendo a si mesmo.
A dica na hora de receber o feedback é de paciência. Esperar o que o outro tem a dizer com paciência e aceitação é o ideal. No fim da conversa, saiba que a avaliação é feita baseada no meio profissional, e nunca deve ser levada para o lado pessoal. Também é interessante buscar saber a opinião de outras pessoas de confiança, para avaliar os erros e acertos. Por fim, buscar a transformação e melhorar cada vez mais deve ser a consequência e o objetivo da ação, para que o feedback seja aproveitado corretamente.
Já para quem aplica o feedback, a dica de ouro é ter sabedoria e decisão. Escolher o melhor momento, hora e dia se provam a melhor ação inicial. Na hora da fala, é preciso explicar de forma clara os motivos da avaliação, bem como exemplos e fatos comprovados. Se expressando de forma ideal e amigável, o feedback será visto como necessário, além de melhorar o desempenho de todos os envolvidos.