Spinner Carregando...

notícias

29/03/2019

Corporate divulga balanço de sustentabilidade 2018

Em busca de uma realidade mais sustentável, o Rio Ave Corporate Center aposta em sustentabilidade desde o seu surgimento, em 1999. Fontes de energia renováveis, melhor aproveitamento de recursos naturais (como água e luz) e de materiais recicláveis são algumas das iniciativas que garantem ao complexo o padrão Rio Ave de sustentabilidade. As cinco torres do empreendimento, juntas, contam com placas solares, telhado verde, sistemas de reaproveitamento de água e coleta seletiva.

Segundo dados do balanço anual de sustentabilidade do complexo empresarial, em 2018 foram reutilizados 720 mil litros de água, coletados somente do dreno dos ares-condicionados das torres Isaac Newton e Alfred Nobel. Valdeir Bezerra, administrador do Rio Ave Corporate Center, conta o destino dessa água reutilizada. “Reuso para o próprio sistema de refrigeração, abastecimento dos espelhos d’água existentes entre as Torres Isaac Newton e Alfred Nobel e irrigação de toda a área verde”, explica.

A torre Albert Einsten, que é a mais antiga do complexo, gerou um total de 52.267,88 kWh de energia. Segundo o levantamento Anuário estatístico de Energia Elétrica 2018, uma residência pernambucana consome, em média 125,2 kWh por mês. Logo, a energia gerada pela Albert Einsten é suficiente para abastecer 34 casas desta modalidade durante um ano inteiro.

Também foram recolhidos e destinados para reaproveitamento, em 4 das 5 torres do Empresarial, 16.724,42 kg de material reciclado. “Percebemos que o casamento entre tecnologia e iniciativas sustentáveis adotadas na estrutura dos empreendimentos contribui, de fato, com o meio ambiente e ainda ajuda a reduzir despesas operacionais no complexo”, explica Valdeir, que monitora todo o fluxo de água e energia por meio de um aplicativo no celular.