O Feng Shui é uma ciência e arte chinesas, de origem filosófica taoista, que têm como objetivo organizar os espaços e ambientes a fim de atrair influências benéficas da natureza. O termo traduzido significa “vento-água” e usa as forças energéticas para harmonizar o indivíduo, elevando o seu bem estar, proporcionando boas energias e vibrações positivas à área definida.
A regra principal do Feng Shui é a eliminação. Eliminar todas as toxinas do ambiente é essencial – isto é, coisas que são consideradas podres e sem utilidade, como os objetos sem uso, coisas quebradas, plantas mortas, recibos velhos e anotações apagadas e antigas. Com isso, o equilíbrio pode ser reestabelecido, já que, de acordo com a técnica chinesa, as velharias influenciam de modo negativo na personalidade e no humor das pessoas.
No trabalho, a dica é a mesma: eliminar toda e qualquer coisa já esquecida ou velha, principalmente as tarefas já feitas: nada de manter documentos já utilizados, canetas quebradas e ficar em um ambiente sem ventilação e luz. O ideal é deixar o vento entrar pela janela, ter uma iluminação, colocar plantas para estabelecer um equilíbrio e dispor a mesa com objetos especiais e com significados.
O Feng Shui, unido com o ambiente de trabalho, pode ser ponto chave para o sucesso, desenvolvimento e proatividade, afinal, o ambiente influencia no humor e na mente das pessoas.
Dicas:
Plantas - a presença da natureza renova o ar. Dê preferência às plantadas em terra. Não escolha as artificiais, que têm apelo somente visual, mas não cumprem o objetivo desejado.
Desapego - Saiba discernir o que pode ser doado do que deve ser jogado fora.
Amuleto - Tenha algum objeto que realmente o represente e lhe traga felicidade. O ideal é deixá-lo bem à vista, para gerar um sentimento bom ao longo do dia.