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04/08/2021

Funcionário e cliente: a importância do SAC para a empresa

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é uma das partes mais importante de uma empresa: é através dele que se dá a relação entre empresa e cliente, beneficiando ambos. Pelo SAC, o funcionário irá responder dúvidas e perguntas, atender reclamações e intercorrências e atrair as pessoas para a marca. Nem toda empresa tem esse serviço, mas é muito importante quando ele existe - tanto para o sucesso como para o andamento de um determinado negócio.

Muitas estatísticas atualizadas sobre o SAC nas empresas mostram que ele fideliza os clientes, já que essas pessoas se sentem importantes e ouvidas. De acordo com uma pesquisa do site Zendesk, no Brasil, cerca de 75% das pessoas considera o serviço como o atributo mais importante para que eles gostem da marca.

Esse serviço vem evoluindo cada vez mais: no começo, era apenas por telefone, surgindo assim, os call centers, os locais próprios para que os funcionários estabelecessem a relação com os clientes. Depois, com a chegada da internet, outro estilo chegou: mensagens e ligações em multiplataformas. Redes sociais também servem como SAC: directs do Instagram, messenger no Facebook e tweets no Twitter compõem essa rede de comunicação.

Para que o SAC seja feito de forma eficiente, é preciso se atentar a alguns tópicos: a resolução rápida dos problemas do cliente; um suporte que funcione 24h, para que a dúvida, pergunta ou reclamação não passem despercebidas, garantindo atenção ao consumidor e a boa reputação da empresa e, por fim; personalizar cada vez mais o atendimento, já que uma forma individualizada de conversa ajuda na espontaneidade e relaxamento de usuário e funcionário.