Do latim procrastinatus, a palavra procrastinar significa a ação de adiar algo, deixar para depois, delongar uma situação. Segundo a escritora Heather Murphy, um em cada cinco indivíduos é procrastinador crônico.
Todo mundo, sem exceções, já procrastinou alguma vez. Apesar da procrastinação ser algo normal no dia a dia do ser humano, ao ser realizada com frequência, vira um hábito e começa a danificar o aproveitamento pessoal e profissional. Além disso, pode causar sérios problemas à saúde mental e física do indivíduo, afetando a qualidade de vida e toda esfera social em que o mesmo se insere.
Causas da procrastinação no ofício
O estresse, a desatenção, a falta de criatividade, os prazos não cumpridos e o regular adiamento das tarefas são alguns dos indícios da procrastinação na empresa. De acordo com uma pesquisa da Robert Half, a maior causa da procrastinação no trabalho nos EUA, para 30% das pessoas, é a internet.
No entanto, esse não é o único fator: além das distrações no celular e das redes sociais, as dúvidas sobre o trabalho, o cansaço, as condições de saúde (física e mental), a sobrecarga de tarefas, a “falta de tempo”, os problemas pessoais e a desmotivação são outros pontos que atrapalham o desempenho do profissional e podem tirar o foco da rotina da instituição.
Como eliminar a procrastinação no ambiente corporativo?
Para abolir este mal, a empresa e os colaboradores, juntos, precisam formar estratégias que evitem a distração durante o trabalho. Assim, a organização das rotinas e o planejamento das tarefas, sejam elas diárias, semanais ou mensais, podem auxiliar na anulação da procrastinação no ambiente corporativo.
Ademais, a divisão de projetos em pequenas tarefas, a correta administração do tempo, a criação de programas com metas de incentivo, intervalos para descanso durante o ofício, e a valorização do trabalho bem feito, são algumas das medidas a serem tomadas para fazer com que o cotidiano da empresa consista em produtividade e qualidade de trabalho, extinguindo assim, o hábito de procrastinar.