Spinner Carregando...

notícias

28/12/2022

A importância dos exames de rotina

Manter os cuidados com a saúde em dia pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada, por causa dos compromissos diários, trabalho e outros afazeres. Entretanto, o costume de deixar consultas e exames de rotina em segundo plano, assim como não se alimentar bem e não praticar atividades físicas, pode trazer consequências sérias para a saúde e, ainda, impossibilitar a manutenção da rotina habitual, por conta dos problemas que podem surgir.

Para garantir que não existam problemas de saúde ou, em alguns casos, acompanhar doenças pré-existentes, é importante realizar exames de rotina e check-ups. É através deles que os profissionais conseguem identificar possíveis alterações no organismo, detectar doenças de forma precoce e garantir os tratamentos mais indicados, utilizando exames laboratoriais, de imagem ou clínicos.

Podem ser solicitados exames de sangue como hemograma, colesterol, ácido úrico, glicemia, PCR, dosagem de hormônios (TSH e T4 Livre), além de exames como mamografia e ultrassom pélvica, eletrocardiogramas, testes ergométricos, ecocardiogramas e outros. Eles são solicitados de forma individualizada, considerando a idade de cada paciente e a situação de saúde.

Os adultos saudáveis devem realizá-los a cada dois anos, já os adultos sedentários, fumantes, obesos ou idosos também nessas condições ou, ainda, com problemas de colesterol ou diabetes, devem realizá-los anualmente. Para as pessoas que possuem doenças crônicas, o indicado é realizar os exames de rotina a cada 6 meses. Já nos casos de crianças e adolescentes, é necessário sempre que for solicitado pelo médico.