O bom funcionamento do nosso corpo está relacionado a uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e diversos outros cuidados diários. Uma parte extremamente importante para esse funcionamento é o cérebro, o principal órgão do sistema nervoso, ele controla a fala, a coordenação motora, os movimentos, a memória, os pensamentos e outros. Para que tudo esteja “em ordem”, nosso cérebro precisa dos nutrientes necessários, que vêm através da alimentação.
Se alimentar de maneira saudável, além de garantir longevidade e qualidade de vida, ajuda na nossa concentração e disposição. As vitaminas, minerais e antioxidantes presentes em alimentos como peixes, nozes, castanhas, azeite, linhaça e cúrcuma são capazes de nutrir o cérebro e protegê-lo do estresse oxidativo - quando os níveis de antioxidantes não são altos o suficiente para que os efeitos nocivos dos radicais livres sejam compensados - que pode ser responsável por problemas cognitivos e de memória.
Ao passo que os alimentos citados acima ajudam no bom funcionamento do cérebro, os alimentos ultraprocessados e ricos em açúcares podem prejudicar a função cerebral, por isso, é importante manter um acompanhamento nutricional e preservar a saúde.