Spinner Carregando...

notícias

29/11/2022

Como estimular a criatividade no ambiente de trabalho

Quando lidamos com situações de trabalho, por vezes, ser criativo pode ser um desafio, seja pelo cansaço, falta de inspiração suficiente ou outros motivos. Porém, ser criativo no ambiente de trabalho, atualmente, é uma competência essencial, afinal, pensar novas formas de resolver problemas e criar novos projetos pode chamar a atenção de novos clientes ou contratantes. E, ainda, de acordo com o relatório StateofCreate, cerca de 70% das pessoas acreditam que ter criatividade no trabalho as torna profissionais melhores.

A criatividade, nada mais é do que a capacidade de criar, inventar ou produzir coisas novas. Há quem acredite que não possa ser criativo ou que não leva jeito para isso, porém esta habilidade pode ser estimulada, exercitada e desenvolvida.

Uma maneira interessante para desenvolver a criatividade é através de brainstormings, assim, toda a equipe poderá debater sobre os assuntos e trabalhar em conjunto para buscar resoluções. Além disso, é importante que você esteja sempre se atualizando e pesquisando sobre assuntos diversos e atualizações, isso ajudará não só no trabalho mas em outras áreas da vida.

Caso você seja líder de uma equipe, busque trazer treinamentos para os colaboradores, dessa forma, além de estimular a criatividade ainda fará com que eles desenvolvam novas habilidades e competências, somando à empresa. Também é interessante criar um ambiente de trabalho agradável, além de proporcionar material de qualidade para o trabalho e estar constantemente incentivando a equipe, disponibilizando momentos de lazer ou benefícios.