As reuniões têm papel fundamental no bom desenvolvimento e funcionamento da empresa, seja qual for o seu tamanho. É através delas que se pode tomar decisões em conjunto, avaliar determinadas situações e compartilhar experiências, visando sempre a melhoria e os avanços, para isso, é importante que a reunião seja previamente elaborada e aproveitada da melhor forma possível. Mas, como fazer isso?
Tornar uma reunião produtiva pode não ser uma tarefa tão simples e rápida, já que liderar um grupo de pessoas com pensamentos e atitudes diferentes pode ser complicado. Mas, com disciplina e prática, é possível conquistar seus objetivos gradativamente e melhorar o desempenho da sua empresa.
A princípio, é necessário ter um bom planejamento (definir objetivos, pautas e tempo), além disso, manter o foco durante a reunião também é essencial (evitar que a discussão leve a assuntos muito distantes do tema principal). Outros pontos cruciais são a pontualidade, o incentivo a participação ativa dos funcionários, a manutenção de um bom contato visual, apresentação dos pontos como se estivesse em uma conversa, realização de um trabalho de pós-reunião e estabelecimento de metas a curto, médio e longo prazo. Assim, é possível otimizar tempo, ganhar produtividade e desempenho.