Competências socioemocionais são as capacidades que as pessoas têm e são refletidas na forma de pensar, sentir e se comportar. Elas são a união do social com o emocional.
A parte social é a forma de interagir com a sociedade - as principais relações que um indivíduo tem. As principais competências da área são divididas em cinco etapas: autogestão, amabilidade, engajamento, resiliência emocional e abertura ao novo, abrangendo diversos aspectos.
As emoções fazem parte da vida de qualquer pessoa e são responsáveis por ajudar o ser humano a lidar consigo próprio ou com alguma reação externa. As principais são: felicidade, raiva, medo, surpresa, amor, tristeza, além de várias outras.
No mercado de trabalho é essencial se destacar e fazer a diferença para ser reconhecido. Nesse cenário, as competências socioemocionais são importantes: se uma pessoa sabe organizar essa área, é possível ter diversos resultados e qualidades. Na área das emoções, é preciso saber que, no trabalho, o controle é muito necessário pois haverá situações que irão causar medo, raiva e tristeza, mas saber como se comportar é o ponto chave.
Na área social, autogestão, organização e responsabilidade são características importantes para executar bem as tarefas.