Spinner Carregando...

notícias

19/09/2025

Da infância sem esperança a adultos bem-sucedidos

O supervisor logístico Renato Inácio, 39, passou dos seus 9 aos 13 anos no indo todos os dias para o Espaço da Criança. A mãe dele era voluntária, trabalhava na cozinha e o então garoto passava o dia aprendendo matérias no contraturno escolar e sendo cuidado.

“Eu era do bairro dos Coelhos. Dificuldades a gente tinha, como todo morador. Fome, graças a Deus, não, mas conhecíamos muitas que passavam necessidade. Inclusive, alguns amigos que não tinham o que comer, passavam o fim de semana com nossa família.

Renato lembra que a Tia Luiza sempre louvava e as canções o deixavam “impactado”. Desde então, ele passou a se envolver com música e valores cristãos, que deram força para que ele vencesse na vida. “Trago até hoje aprendizados de lá, como dedicação, responsabilidade e obediência. As pessoas são uma riqueza, possuem bom coração e se preocupavam realmente com o futuro da criança e da comunidade , conta.

Os dois filhos de Renato, Brian, de sete anos, e Elisa, de cinco, fazem parte das 60 crianças e adolescentes atendidos pela ONG. “Temos a segurança de saber que estão bem cuidados e preparados para que coisas boas venham acontecer. Eu só tenho a agradecer a Deus pelo espaço existir na época de hoje, porque tem sido de grande bênção para nossas vidas”, conclui.

O AMOR PELO ‘COLEGINHO’

Carmen Amorim, 39 anos, é analista de RH. Desses, seis foram no Espaço da Criança, de 1996 a 2002. Ela contou como a ONG teve influência na sua formação. “Minha família sempre teve o essencial para sobreviver no “coleginho”, como chamávamos carinhosamente o Espaço da Criança. Sempre tive alimentação, lanche e lembro bem que, em muitas festas de final de ano, eu só tinha roupa nova porque ganhava de lá. Tenho muito o que agradecer”, relembrou.

Também moradora do Bairro dos Coelhos na infância, Carmen conta que teve o caráter forjado com os ensinamentos cristãos, que carrega até hoje. Fora isso, tudo que o Espaço da Criança oferta aos matriculados não sai da memória. “Lá tinha atendimento psicológico, tive oportunidade de fazer vários cursos, principalmente de inglês. Cada aula, cada visita, cada presente, cada festa, os presentes do Dia das Crianças, Páscoa. Que lembrança boa!”.

Espaço da Criança

Parceira de longa data do Rio Ave Corporate Center, o Espaço da Criança oferece, há 34 anos, suporte durante a semana para crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade, das comunidades dos Coelhos, Coque e Roque 1 e 2. Realizam oficinas de psicomotricidade, jogos matemáticos, letramento, diversão e capacitações para o mercado de trabalho, para que alcancem um futuro promissor. A equipe é formada por uma psicopedagoga, três professoras, uma instrutora de informática, uma psicóloga, uma assistente social, uma coordenadora administrativa e uma contadora.

O Rio Ave Corporate Center é parceiro dessa causa e está arrecadando brinquedos para o dia das crianças. Os pontos de coleta estão nas recepções das torres.

Informações e doações: @criancaarh | https://espacodacrianca.org.br