Spinner Carregando...

notícias

30/06/2022

Esgotamento Profissional: Conheça a Síndrome de Burnout

Conhecida também como Síndrome do Esgotamento Profissional, a Síndrome de Burnout é uma doença mental que surge com o excesso de situações de trabalho desgastantes. Ela é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença do trabalho e os sintomas mais comuns são dor de cabeça frequente, alterações na alimentação, insônia, sentimento de insegurança, dificuldades de concentração e outros.

De acordo com a pesquisa Pebmed, um em cada três trabalhadores brasileiros sofre com Burnout e a tendência é que a doença se torne cada vez mais comum. Pessoas diagnosticadas com ela tendem a sofrer com algum vício (como álcool e cigarros), desenvolver depressão, ter crises de pânico e outras doenças.

Para que isso seja evitado, é necessário que o ambiente de trabalho seja acolhedor e tenha diálogo direto com seus funcionários. Tensão frequente, muita responsabilidade focada em apenas uma pessoa, duplas ou triplas jornadas de trabalho devem ser evitadas para que a saúde física e mental não seja prejudicada. Além de ter um psicólogo disponível na empresa, incentivos dos supervisores e estratégias para diminuir o estresse e a pressão no trabalho.