Spinner Carregando...

notícias

26/11/2025

Gentileza pode impactar relações e sociedade

Em um mundo cada vez mais acelerado e estressante, a gentileza é um valor que pode parecer esquecido, mas que pode tornar os dias melhores e criar um impacto positivo na sociedade. Um simples sorriso, um gesto de ajuda ou uma palavra de conforto podem fazer diferença na vida de alguém. Os bons valores e as boas atitudes podem, inclusive, inspirar outras pessoas a agir de forma semelhante, fortalecendo as relações e criando um efeito dominó de bondade.

Antônio Flávio é bombeiro civil há cinco anos, realizando a função de inspeção dos equipamentos de combate à incêndio e atendimentos de primeiros socorros no Rio Ave Corporate Center. Mas não é sobre o profissional que vamos falar hoje. Sempre de bem com a vida e simpático com todos que passam pelo empresarial Charles Darwin, são essas características que o fazem se destacar.

Para Antônio, tratar todos da mesma forma é o primeiro passo. “Sempre atendo as pessoas com gentileza, seja ela a dona da sala ou os visitantes. Vejo que é recíproco, também recebo aquilo que transmito a todos. Porém, a sociedade, de uma maneira geral, tem perdido isso. Algumas pessoas não dão um ‘bom dia’. Eu gosto de poder ouvir a todos e, sempre que possível, ajudo de alguma forma”, disse.

Vamos entrar na corrente pelo bem?

Não é apenas questão de educação. A psicóloga e neuropsicóloga Daniella Francy, que atende no Espaço Saúde (sala 701 do Thomas Edison) explica que o ato de fazer bem pode gerar impactos psicológicos a quem recebe. Bastam simples ações como dar mais atenção ao outro, ouvir atentamente, praticar empatia, agradecer mais e sempre cumprimentar.

“Por meio da gentileza, podemos deixar as relações mais leves e empáticas em qualquer ambiente. Ganhamos mais assertividade nos relacionamentos, melhoria na comunicação, afetando positivamente o bem-estar psicológico e físico. Gestos como ajudar alguém, agradecer, pedir licença e se colocar no lugar do outro podem gerar ‘uma corrente do bem’, pois quem recebe tende a fazer o mesmo com outras pessoas. É transformador!”.

Daniella reconhece que tem sido cada vez mais difícil o diálogo entre as pessoas por conta do mundo cada vez mais virtual e acelerado. “Em um cenário onde todos estão sempre com pressa, com níveis elevados de estresse, muitas vezes sem paciência diante de tantas tarefas, é importante aprendermos a ser sensíveis com o outro. Cada pessoa passa por uma realidade, situação e problema diferente. Ser gentil pode mudar o dia ou a vida de alguém”, reforça.

Estudos mostram que exercer algo em favor do outro também traz benefícios para quem pratica. Comportamentos, como o ser gentil, liberam dopamina, que é um neurotransmissor produzido no cérebro, fundamental influenciador para a motivação, prazer, sensação de felicidade, regulação de humor, redução do estresse, entre outros.

Antônio finaliza com um apelo: “vamos fazer um esforço consciente para incorporar mais empatia e compaixão em nossas vidas diárias e criar um mundo mais acolhedor”.