Spinner Carregando...

notícias

26/01/2022

Janeiro Branco: A importância dos cuidados com a saúde mental no ambiente de trabalho

Desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, a saúde mental é um assunto que tem tido cada vez mais destaque. A quebra brusca de rotina e o isolamento, necessários para o controle da doença, afetaram diretamente a mente das pessoas, resultando no aumento e intensificação de transtornos como ansiedade e depressão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 18,6 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade e 11,5 milhões de depressão, nesse sentido, também é importante discuti-la dentro do ambiente de trabalho, que pode estar ligado a esses casos.

Um ambiente de trabalho que não fornece condições mínimas para a manutenção da saúde mental de seus funcionários está muito mais suscetível a problemas, já que os mesmos podem ficar mais dispersos, vulneráveis e menos produtivos. Rotinas e relações desgastantes, falta de incentivo, medo de demissão e cargas horárias exploratórias são exemplos de situações que comprometem a saúde mental dos trabalhadores.

Segundo a OMS, a saúde mental no trabalho é um estado de bem-estar e, nesse estado, o indivíduo possui ciência de suas habilidades, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e enfrentar as tensões normais da vida, tendo capacidade de contribuir com a comunidade. Dessa forma, é necessário que essa saúde e equilíbrio mental sejam mantidos.

Praticar atividades físicas, ter uma boa alimentação, procurar ajuda de psicólogos e psiquiatras, quando necessário, são maneiras de cuidar da mente. Entretanto, as empresas também podem colaborar com isso, por exemplo, incentivando suas equipes, lembrando que as funções deles são importantes e necessárias, ter uma boa comunicação e etc. Boas relações de trabalho são necessárias.