O Storytelling é a habilidade de transmitir conteúdos por meio de um enredo com narrativa envolvente, empregando palavras elaboradas e recursos audiovisuais: a famosa arte de contar histórias. A estratégia possui um caráter mais persuasivo do que invasivo e pode ser adotada em vendas, na produção de conteúdo e consultorias.
O Storytelling auxilia na promoção do negócio, vende serviços de forma indireta e beneficia a relação entre a corporação e o seu consumidor final. Ademais, é uma ferramenta que compartilha conhecimentos, ideias, e vários interesses através de uma narrativa relevante e interessante.
Esta técnica é fundamentada na junção de 3 componentes, que precisam estar sempre associados:
– Técnicas Narrativas: definição dos caminhos conceituais que sustentarão o conteúdo.
– Conteúdo Narrativo: a etapa mais explorada, pois dá vida ao método;
– Fluidez: para uma história ser consistente, ela precisa ser contínua criando experiências e momentos que aproximem suas audiências.
Como construir e utilizar Storytelling na produção de conteúdo?
As metáforas são ótimas aliadas para construir um conteúdo mais fácil de ser entendido e para apreender a atenção do leitor. Além disso, é importante ser verdadeiro e usar a criatividade, fundando dessa forma, um conteúdo que se destaca dos outros.
Além de definir a melhor (ou as melhores) estratégia para contar uma história, é imprescindível explorar todas as vertentes de um conteúdo, e assim, encontrar o melhor jeito de produzi-lo. É importante lembrar que o Storytelling nunca pode provocar overtime do leitor ou cliente. É preciso ter cuidado com a sua duração, sabendo usar o tempo da melhor maneira possível, e assim, criar uma conexão emocional com os clientes, que é o ponto chave para empresas de sucesso.