Spinner Carregando...

notícias

25/02/2022

Qual a diferença entre desmotivação e depressão?

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a depressão é um transtorno comum, mas sério, que interfere na vida diária, capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida. É causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos.

Pessoas que sofrem da doença relatam quadros de tristeza, mudanças comportamentais e de humor, choro repentino, perda de apetite, falta de vontade de fazer coisas que antes eram prazerosas e outros. Os fatores que a causam são diversos e a pessoa não consegue identificar apenas um, podendo apresentar os mesmos comportamentos por semanas, meses e até mesmo anos. A busca de um profissional especializado é crucial para o diagnóstico e tratamento.

Já a desmotivação acompanha os mesmos quadros de melancolia, choro, pessimismo, mas é algo momentâneo e, nesse caso, é possível identificar a causa principal – geralmente fatores externos. Muitas vezes está ligada a uma falta de reconhecimento profissional, frustrações no cotidiano, problemas financeiros etc.

Por mais que sejam parecidos, é necessário observar a recorrência desses quadros, questionar suas causas e, caso haja necessidade, buscar ajuda de psicólogos e/ou psiquiatras.