Spinner Carregando...

notícias

09/02/2021

SAÚDE: Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Com a pandemia da Covid-19, ficou ainda mais importante cuidar da saúde e da imunidade. Mas o que é a imunidade? Imunidade é o nome que damos à capacidade do organismo de se defender de invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. Quando ela está baixa, ficamos muito mais propensos a ter pequenas e grandes infecções e outros quadros, como gripes. Por isso, é ainda mais importante dar atenção à imunidade em tempos de pandemia! Confira, abaixo, alguns alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade.

Frutas cítricas

Laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

Alimentos ricos em zinco

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

Gengibre

Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre ajuda a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.

Pimenta

A pimenta é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

Iogurte

O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal - chamadas probióticos. Elas são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias ruins. Esses microrganismos contribuem para aumentar a imunidade. O intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas.