Spinner Carregando...

notícias

27/04/2022

Conheça a Governança Corporativa e seus benefícios

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IGBC – foi fundado em 1995 e, segundo ele, a governança corporativa “é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”. O conceito não é tão atual, mas está ganhando cada vez mais espaço nos últimos tempos.

Isso se deve ao fato de poder criar um ambiente de trabalho mais eficiente e transparente, buscando aumentar a confiança e o valor da empresa no mercado, sem abrir mão da boa convivência e dos valores. Além de uma melhoria na gestão, o sistema possibilita avaliar riscos, desenvolver estratégias e trazer diversas vantagens como a atração de investidores e valorização da imagem da empresa.

Um mito sobre a governança corporativa é de que ela só pode ser aplicada em grandes empresas, entretanto, as práticas podem ser adotadas em empresas de qualquer porte, contanto que se adeque àquela realidade.

Ela é pautada a partir de quatro pilares: transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa. Com eles, é possível alcançar benefícios importantes para a sua empresa e torná-la mais estratégica e focada em resultados.