Spinner Carregando...

notícias

26/01/2022

Diferença entre proatividade e desvio de função

Uma característica importante e que está cada vez mais em destaque dentro do mercado de trabalho é a proatividade. Um trabalhador proativo é bem visto dentro das empresas e pode conseguir novas oportunidades graças a isso.

Essa característica se trata de eficiência, responsabilidade e espontaneidade na hora de lidar com as demandas diárias. O profissional consegue tomar decisões sem solicitar permissão por já conhecer o funcionamento do ambiente de trabalho, além disso, também sai de sua zona de conforto e se disponibiliza para ajudar em outras tarefas e cenários – dessa forma, consegue ter mais autonomia na sua rotina.

Por outro lado, o desvio de função é identificado quando o profissional é contratado para um cargo e passa a exercer tarefas diferentes de sua função – em situações que não sejam emergenciais ou previamente avisadas. Nesse caso, o trabalhador fica numa situação – muitas vezes – desgastante e desconfortável, gerando um baixo rendimento e produtividade.

Diferentemente da proatividade, quando o funcionário faz as atividades de maneira espontânea, no desvio de função ele acaba fazendo sem concordar e com medo de perder o emprego. Entretanto, quando o desvio de função é constatado, o trabalhador é assegurado por lei e pode receber uma diferença referente ao valor do salário.