Spinner Carregando...

notícias

03/09/2021

O impacto da saúde mental no ambiente corporativo

Nos dias de hoje, a tendência é omitir os problemas de saúde mental, devido aos estigmas relacionados ao tema. No entanto, um emocional prejudicado afeta todos os âmbitos da vida de um indivíduo, do pessoal ao profissional.

No que diz respeito ao campo profissional, as empresas têm um papel fundamental na qualidade de vida de seus colaboradores, e por isso, devem zelar pelo equilíbrio da saúde mental desses. Um estudo realizado pela Kenoby, startup de seleção e recrutamento digital, mostra que de 488 profissionais de RH entrevistados, 93% acreditam que falta um olhar das empresas para o assunto.

O “novo normal” imposto pela pandemia do Covid-19, o home office e o medo de perder o emprego, complicaram ainda mais o vínculo emocional com o serviço, porém a busca por um ambiente de trabalho saudável era uma emergência muito antes do Coronavírus chegar até nós. De acordo com a pesquisa Wellbeing Diagnostic, o estresse é considerado o pior problema no meio corporativo, segundo 83% das empresas avaliadas. Já os transtornos mentais como depressão e ansiedade preocupam 82% e o sedentarismo, 69% das instituições.

Além disso, a desorganização no ambiente empresarial, cobranças excessivas, a desmotivação, a falta de benefícios e a dificuldade para lidar com conflitos internos são alguns dos fatores que alimentam os transtornos psicológicos e prejudicam o desempenho do colaborador. Estudos apontam que 44% dos trabalhadores brasileiros já passaram pela Síndrome de Burnout, designando o esgotamento físico e mental ligados à realização de funções profissionais.

É evidente que o psicológico abalado dos órgãos afeta diretamente a produtividade de uma empresa. Uma maior cautela com o bem-estar emocional beneficia tanto os trabalhadores quanto os acionistas. Por isso, segundo os estudos da Wellbeing Diagnostic, a saúde mental é prioridade para 97% das empresas, que buscam tomar medidas para preservá-la: usando a comunicação para mudar a visão sobre os problemas emocionais, criando campanhas que sinalizem a importância da saúde mental, oferecendo o suporte e patrocínio aos grupos de empregados visando o cuidado com o bem-estar emocional dos mesmos.

Sendo assim, apreciar e investir em um ambiente saudável para a realização do ofício não é apenas diferencial, mas indispensável para as empresas que valorizam um ambiente de trabalho mais humanizado, justo e saudável.