As redes sociais se tornaram uma vitrine em que podemos compartilhar o que fazemos, o que sentimos e o que pensamos. É importante ficar sempre alerta com o que é compartilhado, pois o conteúdo pode, sim, influenciar negativamente no mercado de trabalho. No território on-line, não há divisão entre público e privado, patrões e recrutadores estão de olho no que os profissionais compartilham e nas possíveis repercussões que podem ser geradas. Não há mal nenhum em assumir uma vida social, relações sociais e seus hábitos de consumo, mas é necessário estar atento quanto ao uso em excesso das redes. Confira, abaixo, 5 dicas de como usar as redes socais sem que isso prejudique o ambiente de trabalho:
1) Superexposição nas redes pode não ser bom – mostra que a pessoa tem mais foco em si mesma que no trabalho;
2) Não precisa postar tudo o que está fazendo - além de se expor excessivamente e ter de arcar com o que foi publicado, pode ser perigoso para a sua segurança;
3) Cuidado com comentários sobre política e religião. Defender uma crença é totalmente normal, mas agredir ou ofender escolhas e posicionamentos de outros usuários é inaceitável;
4) Falar mal do patrão e de colegas de trabalho, faltar trabalho e no mesmo dia postar foto se divertindo podem ocasionar em demissão por justa causa;
5) Falar mal de concorrentes pega mal, ainda que a intenção seja defender a empresa onde trabalha. Além disso, pode parecer que o empregador está estimulando a crítica.