Quando uma empresa passa por alguma crise ou sente a necessidade de modificar a logomarca, identidade visual ou, até mesmo, para se adequar aos valores da sociedade, a estratégia do rebranding é prontamente utilizada.
O seu objetivo principal é tornar a marca mais competitiva e se reposicionar no mercado, uma espécie de atualização. Com o rebranding, é possível reforçar os valores, objetivos e trazer uma nova percepção da marca aos consumidores.
Para realizá-lo em sua empresa, é necessário um diagnóstico completo para entender como é a percepção interna e externa, padrões de como a marca é assimilada e busca de feedbacks importantes para essa atualização. As estratégias utilizadas podem ser mudança na identidade visual, criação de expectativa no público, atualização do marketing e lançamento de novos produtos que reforcem o novo posicionamento.
Os tipos de rebranding mais conhecidos são o parcial – quando existem mudanças apenas em alguns elementos são modificados, evolutivo – quando são feitas pequenas mudanças ao longo do tempo – e o radical – completo, com mudanças do logotipo e, até mesmo, no nome